top of page

Dimensões artísticas e educativas do PNLD literário 2023: formação do leitor

Pesquisa 2023 - atual

Pesquisadores:

​

Flávia Brocchetto Ramos - Coordenador

Liliane Melo do Amaral - Integrante

Adair de Aguiar Neitzel - Integrante

Júlia Duarte Schenkel - Integrante

Angela Balça- Integrante

Karina Feltes Alves - Integrante

Caroline Morais - Integrante

Rita de Cássia Silva Dionísio Santos - Integrante

Fernando José Fraga de Azevedo - Integrante

Lovani Volmer- Integrante

Marli Cristina Tasca Marangoni - Integrante

Dúlcima Sangalli - Integrante

Lívia Berro Mezacasa - Integrante

​

Resumo do projeto:

​

Situado no campo de ensino e de aprendizagem, este projeto coloca em interlocução saberes da área da Educação, por meio da educação literária, e de Letras, pelo estudo da literatura infantil, nesse caso, na perspectiva do leitor visado ? o estudante dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A justificativa da investigação pauta-se, no mínimo, em dois pontos. O primeiro é (i) a escolarização da literatura tender a borrar a sua natureza artística bem como os conhecimentos intrínsecos ao seu campo, colocando-a a serviço de conhecimentos e de atitudes pragmáticas/instrumentais. Predomina a perspectiva reducionista do objeto artístico, como se sua natureza coincidisse, em muitos aspectos, com textos didáticos. O segundo é o fato de (ii) o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Literário integrar os programas do livro do Ministério da Educação, com meta de contribuir para a formação dos estudantes, e receber vultuosas somas para sua efetivação. O projeto tem como objetivo investigar concepções de Literatura e de educação literária presentes no PNLD Literário 2023 (Objeto 3 do Edital), das orientações normativas à presença do material na escola, de modo a contribuir com políticas públicas de atendimento à escola/ao aluno. As principais bases teóricas para dar visibilidade aos dados é formada por Teresa Colomer, Magda Soares, Rildo Cosson, sobre educação literária; Roland Barthes, Antonio Candido, Martin Heidegger, Tzvetan Todorov, Regina Zilberman, sobre literatura (infantil). O corpus do projeto é constituído por documentos relacionados ao PNLD Literário 2023 ? (i) edital e outras instruções normativas; (ii) guia do PNLD Literário 2023, principalmente resenhas; (iii) acervo(s) de obras selecionadas pelo Edital; (iv) material digital de apoio à prática do professor em formato PDF; e (v) dados empíricos obtidos em escolas, por meio de diário de campo e de entrevista com profissionais da educação de quatro escolas. A análise dos dados, considerando seu caráter dialógico, apoia-se em princípios da Hermenêutica, de Gadamer (2008), para obras literárias, e da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), para as demais evidências. Como resultado, a pesquisa contribui para qualificar a educação literária de estudantes brasileiros, uma vez que a efabulação (CANDIDO, 2010) é um direito humano e, ao investigar diferentes facetas de uma edição do PNLD Literário, é possível colaborar para potencializar a política do livro. Em síntese, o projeto prevê a formação de recursos humanos, o reposicionamento da literatura como arte (educação literária) no cotidiano da Educação Básica e a produção do conhecimento nas áreas de Educação e de Letras.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Formação docente em e com arte/culturas

Pesquisa 2022 - atual

Pesquisadores:

​

Flávia Brocchetto Ramos - Integrante

Adair de Aguiar Neitzel - Integrante

Carla Carvalho - Integrante

Mirian Celeste Martins - Coordenador

Silvia Sell Duarte Pillotto - Integrante

Isleide Steil - Integrante

Monica Uriarte - Integrante

Daniela Odete de Oliveira - Integrante

Daniel Bruno Momoli - Integrante

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Integrante

Thaíse Luciane Nardim - Integrante

Hânia Cecilia Pilan - Integrante

Mariane Abakerli - Integrante

​

​Resumo do projeto:

​

PROJETO EM REDE COM 24 UNIVERSIDADE DA AMÉRICA LATINA. Partindo do pressuposto de que estudantes em formação do curso de Pedagogia (ou similares) têm explorado pouco a ampla e diversa bagagem artística/cultural global, considerando a importância das Artes e das Culturas na formação de professores, para o trabalho e para a vida, e valorizando as vozes dessas(es) estudantes, esta pesquisa tem como base as perguntas: quais são as bagagens artísticas/culturais de estudantes do curso de Pedagogia ou similares? O que revelam? A perspectiva metodológica da pesquisa envolve a a/r/tografia, a cartografia e a sócio-poética. O projeto é coordenado pelos grupos de pesquisa: GPAP - Arte na Pedagogia e GPeMC - Mediação Cultural: contaminações e provocações estésicas ambos inscritos no Diretório de Pesquisa no CNPq e com a liderança de Mirian Celeste Martins e vice-lideranças de Jéssica Makino e Estela Maria de Oliveira Bonci. Respectivamente envolve muitos outros docentes e grupos de pesquisa de universidades de várias regiões do Brasil, da Colômbia e do Chile.

​

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Arte. Cultura.
Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa.

Leitura na contemporaneidade: práticas educativas

Pesquisa 2020 - atual

Pesquisadores:

​

Flávia Brocchetto Ramos - Coordenadora/Pesquisadora

Aline Dalpiaz Troian - Integrante

Fernando José Fraga de Azevedo - Integrante.

João Paulo Borges da Silveira - Integrante

José Machado Pais - Integrante

Lovani Volmer - Pesquisadora

​Fabiana Lazzari Lorenzet - Integrante

Melina Sauer Giacomin - Integrante 

Fernando José Fraga de Azevedo - Integrante

Katiane Crescente Lourenço - Integrante

Marli Cristina Tasca Marangoni - Integrante

Estella Maria Bortoncello Munhoz - Integrante

Diana Lusa - Integrante

Caroline Gaspar Oppitz - IntegranteMilena Hoffmann Signorelli - Integrante.
​

Resumo do projeto:

​

A leitura permeia cotidianos educativos escolares e não escolares e ocorre por meio da interação de seres humanos com registros feitos em diferentes suportes. Problematizar as concepções de leitura na contemporaneidade pressupõe recortes que podem contribuir (justificativa) para a reflexão acerca de processos de ensino e de aprendizagem dessa prática fundamental na construção do conhecimento. Assim, este projeto contempla a leitura desde orientações normativas, estende-se às suas práticas - em contextos onde elas se efetivam  alcançando os leitores reais para pensar sobre a constituição dos mesmos. A pesquisa focaliza a leitura sob diferentes perspectivas e tem como objetivo analisá-la como uma possibilidade de acesso à informação e de constituição do leitor, com base no que se evidencia na (a) legislação educacional brasileira e em documentos institucionais, (b) em práticas (escolares ou não) vivenciadas em diferentes espaços, bem como atentando para (c) os percursos formativos de leitores como estudantes. O estudo tem como principais bases teóricas reflexões de Roger Chartier, Michel de Certeau e Horellou-Lafarge e Segré sobre práticas de leitura, como também Vigotski acerca da linguagem e mediação, Dewey e Freire no que se refere aos fins da educação, assim como a leitura como experiência. Metodologicamente, a investigação tem caráter qualitativo, valendo-se do estudo de caso para realizar estudo exploratório e explicativo. A empiria será formada por questionários, grupo focal e entrevistas narrativas. Os principais interlocutores empíricos são leitores, estudantes, integrantes de clubes, profissionais da educação da Educação Básica entre outros. Compõem também o cenário da investigação documentos que orientam a educação, em especial, a brasileira assim como as políticas de leitura, associados ao conhecimento tácito da pesquisadora. Os resultados esperados estão potencialmente ligados à discussão sobre as manifestações da leitura na sociedade contemporânea, bem como a sua contribuição para ações educativas presentes em diversos espaços e produtos direcionados à constituição subjetiva.

 

PALAVRAS-CHAVE: Práticas educativas. Leitura. Aprendizagem.
Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado(2) .

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

bottom of page